sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Critica ao filme "O Principezinho"


No âmbito da disciplina de Português, da escola E.B.I Arnoso Santa Maria, a turma 9ºF pelas 08h20min na sala A6 viu o filme “The little Prince” traduzido por “O Principezinho” do realizador Stanley Donen, que tem como atores principais Gene Wilder (Raposa), Bob Fosse (Serpente), Richard Kiley (Piloto) e Steven Warner (Principezinho).

No nosso ponto de vista (Patrícia e Soraia), o tema escolhido é do nosso agrado, pois tocou-nos de uma forma que nem nós conseguimos explicar!

É uma história de uma menino que vive num asteróide (pouco maior do que ele), com os seus vulcões em miniatura e a sua linda rosa, que com o tempo vai aprender que é única no universo. Um menino com cabelos loiros que mais parecem fios de ouro e com o seu cachecol amarelo a flutuar ao vento… Um dia, ele resolve viajar por vários planetas e na sua viagem acaba por visitar a Terra onde encontra um grande amigo perdido no deserto Saara. Este por sua vez cai do céu depois de uma varia no motor de avião, em que o mesmo se danifica depois de uma noite com muita turbulência.

O pequeno acaba por contar-lhe as suas duas aventuras da chegada à Terra, começa por resumir a história dele e de uma serpente misteriosa que lhe falava por enigmas e insinuava que se ela o mordesse, devido ao seu veneno mortal, poderia levá-lo para as estrelas.

Porém, também conheceu uma raposa que queria ser cativada, mas o que muda o sentido da história são estas palavras proferidas por ela: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos!”, que significa que não devemos julgar ou desvalorizar uma coisa nossa só pelo seu aspecto exterior e devemos procurar o que torna cada um especial, mesmo havendo milhares iguais, a nossa é única, pois somos nós que a tratamos e somos nós que estamos responsáveis por ela.

Todavia o principezinho apenas consegue pensar no regresso ao seu asteróide para cuidar da sua rosa. Assim, ele começa a fazer planos com a serpente para voltar ao seu planeta. O narrador consegue consertar o seu avião no dia anterior ao aniversário de um ano da chegada do principezinho.

A serpente morde o príncipe, que cai devagar sem fazer barulho na areia. No dia seguinte, o narrador está convencido que o pequeno retornou ao seu asteróide, o mesmo é também confortado pelas estrelas, nas quais ouve o riso do seu amigo, contudo fica triste e pensa que se a ovelha que desenhou terá comido a rosa do principezinho.

Este filme serviu para percebermos realmente o valor da Amizade. (:  

Sem comentários:

Enviar um comentário